"Em casa de Ferreiro o espeto não pode ser de pau"


Com essa frase proferida durante o lançamento da EXPO RETOMADA 2020, Paulo Octávio Pereira de Almeida (P.O.), meu parceiro de realização desse evento modelo para o setor de feiras e eventos de negócios, definiu muito bem a necessidade de praticar, com excelência, as medidas de proteção sanitária que o ambiente dos eventos requer hoje e ainda por um tempo mais o qual não sabemos quanto será.

O maior receio hoje de qualquer pessoa é o de se expor a contrair o vírus. Portanto, é preciso considerar objetivamente que uma feira ou qualquer outro evento de negócios, terá de oferecer um nível adequado de segurança para que o seu público decida visitar. Ponto.

Aplicar os protocolos obrigatórios, por óbvio, os organizadores dos eventos irão fazê-lo. Mas o mais complicado é monitorar o comportamento das pessoas que estarão presentes. Nosso estilo, brasileiríssimo, de afabilidade, de generosa demonstração de carinho, de abraço e beijo no rosto, além do forte aperto de mão, está no modo automático. Mudar esse comportamento para o “modo novo normal” será bem mais difícil por aqui do que lá pelo mundo asiático onde algumas feiras já retornaram e mesmo quando comparado com a Europa (tiremos daí os italianos), porque lá as pessoas já estavam habituadas, por várias razões, a usar máscaras de proteção viral ou até mesmo por conta de poluição do ar e, principalmente, não se tocar como nos tocamos aqui para um cumprimento de início e de fim de um encontro.

Não está em nenhum manual de protocolos desenvolvidos no Brasil, pelo menos não vi até agora, algo que vá além de uma simples recomendação e que seja, de fato, uma norma, uma exigência (assim como a das máscaras faciais), a de não haver toques entre as pessoas. Devemos nos orientalizar um pouco e adotar aquela reverência comumente feita pelos japoneses, principalmente, primeiro porque evita o toque e segundo porque é também um gesto extremamente empático de demonstração de respeito, admiração, e até mesmo de gratidão quando acompanhado das mãos em concha.

Na EXPO RETOMADA, o nosso manual do visitante, assim como o do expositor, tratará disso como item de exigência obrigatória. E esperamos que assim, os demais eventos que virão depois também o façam.

Outras medidas que contribuirão para evitar contaminações, além daquelas já largamente apontadas – medição de temperatura – limpeza frequente das mãos com álcool gel – banheiros higienizados com maior frequência, etc – também serão adotadas. Uma que me parece muito interessante porque ajuda inclusive na questão ambiental, é evitar, de todas as formas, a troca de informações em papel ou assemelhados. Hoje catálogos, cartões de visitas, panfletos, etc, podem ser facilmente digitais e com a vantagem de ter menor custo.

Portanto, na EXPO RETOMADA estará proibida a troca de informações em papel e estamos trabalhando para que todos os expositores e visitantes credenciados tenham em seu celular um cartão de visitas digital no qual muitas dessas informações normalmente disponíveis nos panfletos, cartões, folhetos, etc, já fiquem disponíveis no próprio cartão digital, que também abrigará as informações (se assim o portador desejar) de suas redes sociais, e quantos outros dados mais desejar inserir. Tudo a um simples clique no celular.

Outro hábito também muito comum entre nós brasileiros é o da despreocupação com o descarte do lixo. É comum, em quase todos os eventos, vermos lixeiras esperando ficar lotadas para só então serem esvaziadas. Essa prática também terá de ser seriamente revista.

Isso e mais uma série de outras providências sobre as quais não cabe estender aqui, serão adotadas na EXPO RETOMADA. Daí a sua enorme importância para servir de referência das boas práticas, não só dos protocolos, mas principalmente do comportamento dos expositores e dos visitantes.

O P.O. está certíssimo, “em casa de ferreiro o espeto não pode ser de pau”, e na EXPO RETOMADA levaremos esse conceito como uma missão.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 by Rede Feiras  |  Informações: +112369-6702 | 11 97694-1334 | fernando@redefeiras.com.br