Em um país onde são realizadas mais de duas mil feiras por ano, o trabalho de logística no setor de eventos é de grande importância

15 Feb 2018

Bate papo com Alexandre Retrovatto, diretor operacional da associada HSM Events, falando  um

  pouco sobre a logística no setor de feiras e eventos.

 

Alexandre,  fale um pouco sobre a logística no setor de eventos no Brasil.

AR: O trabalho de logística para o setor de feiras é vista como um negócio atrativo, com base no número de eventos que são realizados por ano no País, uma vez que abrangem diversos setores e materiais, dado diversas opções de mercados existentes.

 

Qual o maior desafio do segmento da logística brasileira para o setor de eventos?
Creio que, atualmente, os maiores desafios que enfrentamos estão ligados à relação com a Receita Federal e os órgãos anuentes. Tendo em vista que estes ainda não trabalham na mesma dinâmica que os eventos precisam, mesmo já termos sentido grandes melhorias, e o dólar alto, o que torna a operação mais cara.

 

Como a logística contribui para o lucro ou o prejuízo de uma empresa?
Uma logística mal desenhada representa prejuízos tanto em tempo quanto financeiros para qualquer empresa, uma vez que há custos adicionais com transporte, armazenagem, equipes de reforço, maquinário auxiliar, bem como multas. Com isso, a expertise se faz necessária bem como a compreensão da necessidade do seu cliente, alinhada com o cenário do país e mundial no momento que se inicia o projeto.

 

O que compõe uma estratégia de logística, independente do porte do evento?
Uma análise criteriosa dos documentos a fim de averiguar se todas as informações estão descritas, a necessidade ou não de tratamento especial por licenciamento de importação ou de manuseio dos materiais e principalmente, o prazo por etapa desde a coleta até a entrega no local do evento se fazem necessárias para que você possa desenhar sua estratégia logística. Profundo conhecimento logístico e das leis são fundamentarias para que tenhamos o plano certo, com prazos adequados tanto as necessidades do cliente quanto as locais, onde há de serem considerados o transporte internacional e nacional, trabalhos das aduanas (em nosso país bem como no de origem/destino) são pontos básicos para uma operação de sucesso.

 

Qual a real diferença que uma logística bem executada faz na realização de um evento?
A logística de um evento é bem simples de ser avaliada, pois tem que ser cirúrgica, não permitindo erros nem atrasos. Com eventos se você perder a data, já era. Claro que, além do planejamento bem elaborado, há a necessidade dependendo do tamanho da operação, de se fazer reuniões com todos os envolvidos a fim de garantir o cumprimento dos prazos e trabalhar sempre com máxima qualidade e menor custo.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Feira MEDICA, maior evento do setor no mundo, terá edição no Brasil a partir de 2020

November 5, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes